<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, junho 15, 2005

Eu já sabia! 

Nunca acreditei piamente em autruísmo. Esta semana na Isto É veio uma entrevista com um psiquiatra Flávio Gikovate, que defende a tese de que o mundo é separado pelos generosos e egoístas, o que não significa que estes sejam classificados em mocinho e bandido, pois ninguém é bonzinho.

Tem coisas que a gente já tá careca de saber, conforme ele fala sobre relacionamentos:

"Entre dois egoístas, a relação é impossível. Acontecem muitas brigas. Não dá problema psiquiátrico, mas ortopédico (risos). Quando o egoísta é casado com um generoso, pelo menos este coloca panos quentes. Quase sempre, apaixão ocorre entre dois generosos que acabam deixando de ser generosos.Seriam casais perfeitos se o generoso, tão atrapalhado psicologicamente quantoo egoísta, aprendesse a receber. "

Mas o melhor vem depois, quando ele classifica os dois:

"O egoísta é estourado, ciumento, gosta de fazer autopromoção, é extrovertido porque não consegue ficar sozinho e intolerante à frustração. Faz o diabo para não se frustrar, inclusive passar por cima dos direitos dos outros. A partir dos seis anos, a criança é capaz de abstrair e se colocar no lugar do outro. Se uma criança vê um menino em uma cadeira de rodas e se imagina em seu lugar, sofrerá com isso. E uma criança que não suporta essa dor interromperá esse processo. Fica com uma visão unilateral do mundo e perpetua um padrão egocêntrico. São pessoas invejosas, embora se mostrem sempre muito bem. "

"O generoso é o inverso do egoísta. Não reage nem quando deveria, não suporta provocar dor na outra pessoa, aceita dócil um monte de contrariedade. Fala um monte de sim quando deveria falar não. Quando você tem oito anos e é um menino bonzinho e seu irmão começa a chorar porque quer uma bola que é sua, você não agüenta o remorso que imagina que vai sentir e dá a bola para ele. Mas não era isso que você queria fazer. Aí a mãe vem e diz que você é legal. O elogio estimula a vaidade, que se acopla à generosidade. É mais uma vez um truque para se sentir superior à custa de uma fraqueza. O generoso também inveja o egoísta, que é capaz de dizer não e goza os prazeres da vida, enquanto o generoso é todo cheio de pudores e constrangimentos. Acabam ficando duas porcarias. "

"O generoso é esperto. Ele faz alianças de alta conveniência. Associa-se aos egoístas, que fazem as maracutaias, e ele se beneficia. O sócio é um safado que faz negócios ilícitos, mas ele aproveita odinheiro, sendo sempre o bonzinho. O generoso é um oportunista disfarçado.Dá uma casa bonita para a família mas mora nela. Diz que não se incomodaem morar em um "moquifo", mas tem dificuldade de se separar e abrirmão da casa. É tudo espetáculo."

Não é a toa que eu sempre tive medo de gente muito boazinha e sempre me senti meio deslocada. A explicação? É que tem gente que no meio desse fogo cruzado, não se encaixa em nenhuma das duas categorias: os justos!

P.S.: Sim, eu fiz o teste :P






This page is powered by Blogger. Isn't yours?