<$BlogRSDURL$>

terça-feira, dezembro 11, 2001

Há pouco tempo me deram o endereço do site de Carrancas– uma cidade no interior de Minas Gerais, com altas cachoeiras. O tour pelo site me remeteu a outras duas cidades, também de lá, que têm o mesmo potencial turístico, mas que caminham em direções completamente diferentes: Conceição de Ibitipoca e São Thomé das Letras..






Ibitipoca- Parece ser a São Thomé de ontem. Pode-se conhecer o “centro” da cidade em 10 minutos. A Igreja é bastante simples, porém simpática e, diferentemente de outras cidades do interior, não tem a famosa pracinha. Outro ponto interessante: a última vez que eu estive na cidade, visitei a “casa noturna” da região – na verdade um bar, onde o pessoal de lá bebe, troca idéia com os turistas, e toca - naquele esquema: todo mundo se conhece, todo mundo toca ou canta. Não, não tocavam forró ou algo do tipo. O repertório era The Doors, Pink Floyd, Janis Joplin, Beatles (não teve a fase iê iê iê )...Tudo bem que o povo – principalmente os mais jovens- da região sofreu uma certa influência das pessoas que foram pra lá na intenção de levar uma vida mais alternativa, mas aqui onde se tem muito mais acesso a informações sem ser somente a tv como é o caso de lá, é o que é...
Quanto a beleza natural, quem não tiver disposição, nem pense em ir. Anda-se muuuito, mas quando a gente chega, vê que compensou o esforço. Imperdível: Cachoeira dos Macacos (a vista de cima também é sensacional), Gruta das Bromélias, Janela do Céu (ainda preciso ir) – tem uma gruta também, que eu esqueci o nome, que tem que mergulhar num poço para sair dentro dela que é “emocionante”, diga-se de passagem e tem também o famoso pão de canela que só se encontra por lá..






São Thomé das Letras - Também muitíssimo bonita, só que faz um turismo `a lá “Tio Sam”: há lojas espalhadas em todos os cantos, as cachoeiras tem placa e não se precisa fazer muito esforço para se chegar até elas e tudo gira em torno do misticismo, Ets e cia. É lá que fica a famosa gruta que dizem que sai em Matchu Pitchu, no Peru, mas o máximo que você ganha ao entrar lá são quilos de lama. Em compensação tem a famosa ladeira onde o carro ao invés de subir, desce (verdade!!! pra descer a ladeira a pé tem que fazer o esforço de subida), a “pirâmide” onde alguns vão puxar um fuminho do lado de dentro e outros em cima do telhado, esperam a chegada de naves (isso me lembrou algo ;-) ). Quanto aos pratos, eu que não sou muito fã, adorei a pizza na pedra de lá, feita em forno a lenha..






Carrancas - Sabe muito bem aproveitar o turismo, sem exploração. A cidade é muito bem cuidada, povo super hospitaleiro com nível cultural/educacional surpreendente. Assim como Ibitipoca, os melhores lugares também são longe mas o visual ao longo do percurso cuida de te fazer esquecer essa parte. Guardando as devidas proporções até que se tem opções a noite, o que também não faria grande diferença, já que como eu relatei no começo, o povo se encarrega da diversão.





This page is powered by Blogger. Isn't yours?